Retrospetiva Feminista 2020 - um ano a não esquecer!
2020-12-31
Em jeito de retrospetiva feminista, particularmente da ação da UMAR-Açores, aqui fica este texto escrito a duas mãos. (...) e porque, o surto pandémico nos assolou, de tal modo, que tudo o que estava calendarizado, passou a ser adiado ou cancelado, inovamos a intervenção!
No âmbito da formação ação, como em todas as áreas de intervenção da UMAR-Açores, foi um ano diferente e repleto de momentos inusitados – modificamos, reformulamos e diversificamos os meios para atingir os fins da intervenção – formação.
Logo em Janeiro e Fevereiro, o ano propunha-se auspicioso com intervenções e sensibilizações em diferentes escolas da ilha, com abrangência de diferentes faixas etárias. Em apenas 2 meses fizemos 57 ações sobre a violência no namoro e igualdade de género.
O surto pandémico assolou-nos de tal modo, que tudo o que estava calendarizado, passou a ser adiado ou cancelado.
Inovamos a intervenção, usando plataformas tecnológicas quer em ações, intervenções, webinars e comemorações de datas significativas para a intervenção da UMAR-Açores, nomeadamente o dia 24 de Outubro, Dia Municipal da Igualdade.
Novo ano se aproxima e novamente esta equipa e associação, encontrará as melhores soluções para chegar a todos e todas na multiplicação do ativismo feminista, equidade na igualdade, sororidade feminista e na tolerância zero perante todo e qualquer tipo de violência.
Prosseguindo a retrospetiva...
Para além da formação-ação a que se junta intervenção diária na área da violência doméstica e de género, destaca-se a atividade global, de cariz feminista com vista a alertar para os direitos das mulheres, denunciando discriminações e violências. Atividades de âmbito local e mundial, entram neste contexto: 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, incluindo a greve feminista internacional e, ação de rua, nomeadamente em Ponta Delgada, data em que foi lançada a Marcha Mundial de Mulheres que na sua 5ª Ação Internacional decorreu em diferentes países, sob o lema Resistimos para viver, Marchamos para transformar!.
Em novembro / dezembro foi a vez da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ver mail: Site e Facebook: UMAR-Açores / Marcha Mundial de Mulheres
|| Maria José Raposo / Clarisse Canha
Em Asas da Igualdade, publicado a 31 dezemebro 2020, no Açoriano Oriental
Ver galeria de fotos
