Ilhas em Rede Associação de Mulheres na Pesca - 8 anos de atividade

2016-07-30

O surgimento da Ilhas em Rede Associação de Mulheres na Pesca nos Açores, tem a ver com a necessidade de promover a valorização das mulheres no setor. Nascida no ano 2008, cumpre, este mês (Julho), oito anos de vida, durante os quais tem desenvolvido importante ação envolvendo mulheres da pesca, com diversas atividades, participação e parcerias em iniciativas e organizações do setor e da igualdade.


Numa edição celebrativa do seu aniversário, a Ilhas em Rede divulga um pouco da sua história e destaca três importantes desafios que se colocam ao setor piscatório: a Seguraça no Mar, a Sustentabilidade na Pesca e Valorização das Mulheres.

-A Seguraça no Mar “pedra de toque, preciosa, na vida de quem trabalha na pesca e tema muito sensível às mulheres, que muitas vezes acompanham, em terra, o dia a dia, dos entes queridos que sairam para o mar.” Recorda-se Maria da Esperança... cujo nome foi atribuido ao novo Salva-Vidas, batizado, em 2011. A iniciativa inspirou-se no nome e na vida de Maria da Esperança, “uma mulher da pesca, nascida no século XX, em Rabo de Peixe, onde, com outras mulheres da comunidade, defendeu e lutou por melhores condições de vida para a classe piscatória e suas famílias”.

-Concretizar a Sustentabilidade na Pesca, é o segundo desafio: “Com a quebra de recursos pesqueiros, as mulheres e os homens da pesca enfrentam graves problemas, no campo social, e económico”. “Ilhas em Rede tem acompanhado os debates e propostas com vista à sustentabilidade na pesca, com medidas que tenham também em conta a compensação às/os profissionais do setor.

-O terceiro desafio, é a Valorização da Mulher na pesca: “no percurso da Associação surge a noção da invisibilidade e da falta de Valorização das mulheres na pesca: invisibilidade dupla (profissional e social) e invisibilidade simples (só social). Conclui-se que “Valorizar a mulher na pesca é uma questão de igualdade, e um contributo para a valorização do setor piscatório. Hoje como ontem é preciso!”

Fonte: Ilhas em Rede

 

Asas da Igualdade, Açoriano Oriental, 30 de Julho 2016

 Ver galeria de fotos



ABRIL 2017
D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca