PESQUISAR


NADIA - Nas Asas da Igualdade

Em 2007 a UMAR Açores respondeu ao desafio do Ano Europeu da Igualdade para Todos e Todas, concebendo o Projecto Nas Asas da Igualdade: doze meses doze temas.

Foi um projecto muito especial e marcante pela sua inovação e pelo contributo para o crescimento da própria associação no seu dia a dia, porque:


– O programa envolveu cerca de 40 parcerias durante todo este ano em diferentes actividades, culminando numa Marcha Pela Igualdade que reuniu cerca de 200 pessoas em Ponta Delgada
– O programa trabalhou diferentes temáticas integrando as seis desigualdades apontadas no ano europeu. Para além do género (transversal no programa), cooperamos: na deficiência, com cerca de 10 associações ligadas à temática; nas etnias e origens culturais com a AIPA e o Centro Comunitário de Apoio ao Emigrante; nas idades, com o CIPA e Descalças Cooperativa Cultural, com a associação de Seniores, associações e grupos de juventude e estudantes; na religião, representantes de diferentes religiões e por último, na orientação sexual, num ciclo de cinema com o filme Brokeback Mountain e nas emergências desta temática em vários encontros, nomeadamente na escola profissional do Faial.
– Revelou o facto de não existir nenhuma associação a nível dos Açores a trabalhar a desigualdade por orientação sexual e, portanto, a importância de trabalhá-la.
– O programa também integrou outras questões consideradas também importantes como o ambiente, a pobreza ou a desigualdade por território , abrangendo Faial, Flores, Santa Maria, São Miguel e Terceira.
– O programa, durante a sua aproximação a estas temáticas fê-lo sempre a partir duma perspectiva de género como questão transversal às diferentes desigualdades assim como nas diferentes áreas da sociedade: na saúde, na cultura, no ensino.

O NADIA projecta-se para além do ano 2007, pela marca imprimida na associação e parcerias e em actividades que prosseguem como a página Nas Asas da Igualdade no Açoriano Oriental, página mensal e o Projecto O Vulcão dos Capelinhos. História. Geografia e Migração

O NADIA deixa produtos tais como a Agenda da Igualdade do Ano 2008 e o DVD sobre as Piratas da Igualdade.
Estão aqui também disponíveis o calendário dos temas para cada mês e o calendário actividades desenvolvidas.

Pode também consultar brochura das actividades realizadas sobre a temática a Mulher na arte: Representações da mulher no Museu Carlos Machado e a exposição de Marlene Angeja realizada nos Capelinhos.

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



JULHO 2017
D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca