PESQUISAR


História

UMAR-Açores

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, foi criada em 1976, estando presente nos Açores, como Delegação Regional, através das suas associadas, desde 1992. Esta associação, feminista, desde sempre assumiu a defesa dos direitos das mulheres na lei e na vida e a promoção da igualdade de género como seus principais objectivos.

Prosseguindo estes objectivos gerais, a Delegação Regional da UMAR nos Açores avançou com actividade mais estruturada com o projecto GINFORME (Formação para Mulheres) e mais tarde, em 1997, com o projecto SOS-Mulher. Desde essa data, a UMAR tem vindo a desenvolver muitas outras actividades nos Açores, abrangendo diversas problemáticas e causas ligadas à promoção da Igualdade de Género e ao combate da Violência de Género e defesa dos Direitos das Mulheres.

Concretizando, a Delegação da UMAR nos Açores continua a garantir o funcionamento diário da Linha de Apoio SOS-Mulher das 08h00 às 00h00. É a única Linha de Apoio que presta este tipo de serviço, com abrangência Regional. Para além da linha de apoio SOS-Mulher, a UMAR nos Açores assegura o funcionamento de três Centros de Atendimento, em São Miguel, Faial e através do Centro de Informação e Promoção de Políticas para a Igualdade (CIPA) na Terceira.

Em 2005, a UMAR, abriu uma Casa de Abrigo no Faial, através de um Projecto de Luta Contra a Pobreza e, actualmente, o seu funcionamento decorre de um Acordo de Cooperação com o IAS (Instituto de Acção Social). Nos Açores, a UMAR também desenvolve actividades de formação e sensibilização ao longo do ano, abrangendo diferentes temáticas.

Destacando apenas algumas destas actividades mais recentes, é de referir projectos tais como: “A Mulher na Pesca nos Açores”; “As Empresárias nos Açores. O Género nas Empresas” (REMA); “Sexualidade e Género” e “Migração Interculturalidade e Género”. Para além destas actividades, a Delegação Açoriana da UMAR tem participado activamente em diversas Parcerias com entidades públicas e privadas e integra estruturas de carácter institucional da Região Autónoma dos Açores.

O crescimento da Delegação da UMAR nos Açores reforçou e ampliou a intervenção da associação nesta Região, mas também acarretou maiores responsabilidades e compromissos, tendo aumentado em muito o volume de trabalho e exigências ao nível burocrático e das questões legais que estão relacionadas com o normal funcionamento da associação, das suas actividades e projectos.

Atendendo a este grande desenvolvimento da Delegação da UMAR nos Açores, a UMAR reflectiu acerca da possibilidade de autonomização da Delegação Açoriana, no que concerne à sua identidade jurídica. Neste sentido, concluiu-se que a existência de uma identidade jurídica própria traria benefícios práticos e tangíveis, pelo que foi criada a UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.

A criação da UMAR Açores, enquanto associação sediada na Região, traz importantes benefícios para a actividade associativa, uma vez que facilita e simplifica os já referidos processos legais e burocráticos. Assim, a constituição de identidade jurídica própria vem dar resposta aos actuais desafios que se colocam à UMAR nos Açores, na medida em que permite maximizar esforços e agilizar os processos de decisão na Região.

O início de actividade da UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, dá-se 1 de Julho de 2008, tendo-se já cumprido todos os requisitos legais e formais necessários à transição de todos os compromissos para a UMAR Açores.

Resumidamente, é de referir que no dia 1 de Fevereiro de 2008 a UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres foi inscrita no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendo-lhe sido atribuído o Número de Identificação: 512 105 588.

A 7 de Abril de 2008 foram oficializados, através de Escritura Pública, os Estatutos da UMAR Açores, tendo sido subscritos pelos membros da Direcção da UMAR (Nacional) que se encontram na Região, nomeadamente Clarisse Canha e Sandra Aguiar.

No dia 13 de Maio de 2008, foi realizada a Assembleia-geral para Fundação da UMAR Açores, tendo-se realizado a Eleição e Tomada de Posse dos Corpos Directivos da UMAR Açores. Esta associação mantém e reforça a sua Direcção, uma vez que integra os membros da Direcção da UMAR (Nacional) anteriormente referidos e alarga-a, contando com importantes contributos. De facto, a nova Direcção é constituída por associadas das diferentes Delegações Regionais, trazendo representatividade e descentralização aos Corpos Directivos.


UMAR Nacional



Mais informação em: http://www.umarfeminismos.org

Asas da Igualdade

A partir daqui pode ver Nas Asas da Igualdade: edição mensal da Umar-Açores e publicação no Açoriano Oriental.
A página Nas Asas da Igualdade foi lançada pela UMAR-Açores, integrada no projeto com o mesmo nome, desenvolvido em 2007 Ano Europeu da Igualdade e prossegue desde então até aos nossos dias



NOVEMBRO 2017
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

GALERIA DE FOTOS

UMAR


Mulheres na Pesca